O Instituto Brasileiro de Direito da Saúde Suplementar, sigla IBDSS, foi criado em primeiro de junho do ano de 2001 por um grupo de advogados, professores, estudantes de direito e profissionais ligados a entidades privadas de assistência médica, tendo como seu primeiro presidente o Dr. José Luiz Toro da Silva.

O IBDSS é um instituto cultural, sem finalidades lucrativas, com sede na cidade de São Paulo, tendo como finalidade o fomento ao estudo do Direito e, em especial, das questões concernentes aos planos privados de assistência à saúde e relação de consumo.

O IBDSS incrementa a cultura dos assuntos jurídicos, mediante a realização de inúmeros debates, conferências, reuniões, cursos e congressos, defendendo assim os direitos, interesses e prerrogativas de seus associados.

Somos uma entidade aberta, democrática, onde todos os setores da sociedade poderão se expressar livremente, pois a complexidade do mundo moderno em constante transformação exige uma participação mais ativa de seus cidadãos no enfrentamento dos novos e velhos problemas.